Evento

Olhos voltados ao novo urbanismo e à meditação

Marcio Carvalho e Tiago Tatton estarão no Una Talks, na próxima quarta-feira, para falar sobre essas duas temáticas

A segunda edição do Una Talks está se aproximando. O evento, promovido pela Idealiza, em parceria com o Diário Popular, traz, através do tema Mude que o mundo muda, cinco convidados considerados referências em várias áreas. Os palestrantes abordarão temas distintos, mas que se conectarão formando uma história. O conceito de novo urbanismo e as práticas de Biohacking serão expostas. Nutrição e meditação Mindfullness também serão discutidos. A tecnologia social encerra o conjunto de assuntos do bate-papo, que terá início às 19h e se estenderá até as 21h. Na edição de hoje, o arquiteto Marcio Carvalho e o psicólogo Tiago Tatton contam um pouco mais sobre como irão conduzir suas falas sobre novo urbanismo e meditação no dia 5 de junho.

Entendendo o papel das cidades
Marcio Carvalho é arquiteto por formação desde 2005, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Em seu currículo, possui especialização em marketing e comunicação para mercado imobiliário, bem como a fundação e direção das empresas Neorama e Miagui. Além disso, atuou na direção de expansão da empresa californiana Screampoint e preside a Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Estado e o Comitê de Construbusiness da Amcham. Marcio é sócio-fundador da Smart - Arquitetura para a vida contemporânea. Marcio conta que sua linha de estudo sempre acompanhou a Smart, que possui dez anos de trajetória. Durante a construção de projetos, o arquiteto sempre optou por ir a campo para entender o comportamento humano nas cidades. Isso ajuda a entender de que forma o meio influencia as pessoas e como elas, em contrapartida, retribuem.

Essa troca irá guiar a palestra de Marcio no Una Talks. Ele explica que todo arquiteto é, também, urbanista, já que a formação é conjugada no Brasil. É essencial entender qual a responsabilidade destes profissionais para com as cidades nas quais eles atuam. Em um momento de polaridades extremas, ao observar casos específicos nacionais e internacionais, é possível compreender como algumas pessoas são capazes de gerir muito bem as suas individualidades. Mas, ao mesmo tempo, as redes conseguem romper com esse contexto. "O mundo individual se confunde com o dos outros", completa. Partindo dessa ideia, a proposta de Marcio é entender o papel das cidades. Para isso, é preciso enxergá-las como uma área condominial, já que a vida urbana é essencialmente compartilhada. "A cidade nos acolhe", justifica.

As cidades são como palcos, onde os habitantes compartilham seus sonhos, desejos, anseios e ideais. Para se ter uma ideia, a população urbana no Brasil em 1940 era de 16 milhões. Até 2050, ela pode ampliar em até cem milhões de pessoas. Os desafios contemporâneos das cidades não podem ser de responsabilidade apenas dos arquitetos e urbanistas, e sim de todos, que precisam encontrar "os caminhos para ser agentes transformadores". Marcio acompanha a história do Parque Una há algum tempo. Na visão dele, o local propõe uma nova visão de urbanidade para Pelotas, criado dentro das diretrizes do novo urbanismo, e é natural que isso divida opiniões. Tem quem se apaixone pela inovação, assim como existe aqueles que resistem. "Poucas cidades têm a oportunidade de vivenciar isso", pontua. Isso porque o espaço não é afastado do restante da cidade.


Como desacelerar no dia a dia?

O psicólogo, mestre pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutor pela UFRGS e King's College, Tiago Tatton fez seu pós-doutorado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre na área de conhecimento de saúde e Mindfulness (atenção plena, em português), trabalhando na ala psiquiátrica com pacientes que sofriam com a ansiedade. Ele é idealizador e professor da Formação Internacional de instrutores de Mindfulness no Framework Neurocognitivo, parceiro do Mindfulness Centre Excellende, de Londres/Reino Unido. Há oito anos, conduz grupos brasileiros e no exterior. Aqui, auxiliou na fundação da Iniciativa Mindfulness, grupo pioneiro no país. No seu bate-papo com o público, o psicólogo vai focar nos aspectos médicos e psicológicos do Mindfulness, seu principal objeto de estudo.

Tiago relata que sempre teve interesse nas estratégias de meditação, pesquisando a teoria para depois entender como essas técnicas são implementadas na prática. Ele explica que a meditação Mindfulness surgiu nos anos 1980, através da criação do MBSR (Mindfulness-Bases Stress Reduction, traduzido para Programa de Redução do Estresse baseado em Mindfulness). Ao se observar pacientes com dores crônicas que não respondiam bem às terapias médicas, o conceito foi criado sem vínculos ou fins religiosos, diferentemente da maioria das outras práticas, como a ioga. A partir dos anos 2000, a Inglaterra passou a utilizar Mindfulness como um modelo científico rigoroso no tratamento contra a depressão. A técnica passou, portanto, a ter uma robusta validade científica.

São mais de três décadas de estudos acadêmicos que versam a meditação Mindfulness. Se trata, de acordo com Tiago, de uma técnica de qualidade de vida. O conceito será trazido à tona como uma forma de alcançar essa qualidade, através do foco e da atenção plena. "A ideia é falar sobre como manejar a loucura do dia a dia", ressalta. No acelerado mundo contemporâneo, as pessoas estão constantemente emendando uma atividade atrás da outra, o que resulta em uma falta de tempo para realizar outros afazeres, como dar atenção para os próprios filhos, por exemplo. "As pessoas vão se desconectando de mesmo e dos outros", justifica. A partir daí, é preciso redescobrir a capacidade de se desconectar dessa rotina, para não ser consumido por ela. "É necessário reaprender a pausar e se reconectar com o presente", finaliza.


Programe-se para o Una Talks
Quando?
5 de junho, das 18h às 21h

Onde?
Casa Una - Parque Una, na avenida Bento Gonçalves, 1.048

Como participar?
Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma on-line de eventos Sympla (http://bit.ly/UnaTalks2)

*Clientes da Idealiza receberão um convite com direito a acompanhante. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: (53) 98439-9625

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Faltam hemato-oncologistas na rede pública Anterior

Faltam hemato-oncologistas na rede pública

Rio Grande: Prefeitura lança o projeto Família Guardiã Próximo

Rio Grande: Prefeitura lança o projeto Família Guardiã

Deixe seu comentário